| 000 | 02780 2200229 4500 | ||
|---|---|---|---|
| 001 | 408385 | ||
| 011 | _a1646-5075 | ||
| 090 | _a408385 | ||
| 100 | _a20240215d mmmy0pory50 ba | ||
| 101 | _apor | ||
| 102 | _aPT | ||
| 200 |
_aDo carcereiro ao guarda prisional _e(re)configurações sociais de uma profissão _fAna Pereira Roseira |
||
| 330 | _aCom a evolução dos modelos prisionais, o papel do guarda prisional parece estar a tornar-se progressivamente mais ambíguo (Montandon e Crettaz, 1981), sendo de sublinhar em todo o caso que a faceta de educador da sua função já estava delineada desde o início do século XIX, altura em que se consolidou a crença num modelo prisional de reabilitação social. Na atualidade, com os focos da atenção dos serviços prisionais sobre a questão – e os números – da reinserção social, os guardas prisionais voltam a questionar as condições e os meios disponíveis para esta causa. 37 Afinal, sempre houve um papel de educador previsto para este profissional. Contudo, o estigma das chaves, enquanto símbolo de uma função repetitiva e desprestigiante, e o mito do carcereiro, que reproduz memórias pouco fiáveis daquilo que efetivamente foram estes profissionais, parecem ter diluído a importância e a força do poder dos guardas prisionais na gestão do ambiente social dentro de muros. 38 Fontes históricas apontam para que nem a profissão dos antigos carcereiros se pode comparar com o que foi, desde a sua génese, a profissão do guarda prisional, nem a preocupação com a formação específica destes profissionais é recente, datando mesmo da sua fundação as primeiras intenções de os dotar de competências sociais e humanas muito próprias, precisamente porque sempre se pressupôs que os guardas prisionais tivessem de desempenhar um papel muito ativo na relação com os reclusos com quem estariam destinados a privar. 39 Algumas destas ideias foram consolidando uma profissão subterrânea, já que, tida simultaneamente como inevitável e como impossível desde a sua formulação inicial, tendeu a ser deixada esquecida, a ver no que culminaria tal experiência (do) informal. Foi dessa profissão que se esconde por baixo da farda do guarda prisional que aqui se tentou falar; não da profissão inscrita, oficialmente, nos seus símbolos próprios, mas antes da que se inscreve nos corpos e nas vivências daqueles que a exercem. | ||
| 461 |
_c[Braga] _d2014 _tConfigurações: Revista de Sociologia _pp. 68-78 _v13 |
||
| 606 |
_9549 _aDIREITO PENITENCIÁRIO |
||
| 606 |
_97169 _aGUARDA PRISIONAL |
||
| 606 |
_9279 _aPORTUGAL |
||
| 675 |
_9319986 _a343.24 |
||
| 700 |
_911432 _aROSEIRA _bAna Pereira |
||
| 852 | _j343.24ROS | ||